Páginas

29 de junho de 2011

mais uma primavera...



Então, na segunda-feira eu tinha 15 anos, dormi, e ontem acordei com 22! Espanto O.O!
Me senti tão Jenna! hahaha
Brincadeiras a parte, quando as pessoas dizem que o tempo voa, não é brincadeira não. Voa MESMO!
Sinto falta de algumas coisas da adolescência, como ter R$1,00 no bolso e achar que é rica, mas envelhecer é fascinante, as coisa que aprendemos e que só o tempo ensina, as pessoas que conhecemos, as experiências que vivemos... Enfim, realmente não faria sentido envelhecer, se não aprendessemos nada, certo?
Bom, chega de conceitos de livro de auto ajuda, o motivo da postagem é outro.
Aqui em casa quem cozinha coisas mais frescurentas sou eu, então quando é meu aniversário, se eu quero um bolo eu tenho duas opções: ou eu compro ou eu faço!
Legal né? Esquentar a barriga no fogão no dia do aniversário? Eu adoro! Tá, pode me chamar de doida!
Enfim, não teve festa nem nada, mas eu queria só comer um bolo, sei lá, tem todo aquele simbolismo né?
Eu namorei esse bolo desde que a Si postou, só procurava vergonha na cara uma oportunidade pra fazer, eis que surgiu.
Gente, ficou incrível!
Segui a receita dela, porém, como não achei o pão-de-ló pronto, fiz essa receita 1 e ½ vezes. Uma normal e a outra metade acrescentado chocolate em pó com 50% de cacau, também acrescentei as sementes de uma fava de baunilha ao bater o chantilly e reguei o bolo com uma calda leite condensado, uma vez que não estou consumindo refrigerante. Ah, por cima joguei amêndoas em lascas! So so good!



É bem mais gostoso envelhecer assim :D




Beijocas!

25 de junho de 2011

Ahhh, risotto...

Eu AMO risotto! E se você me disser que risotto é pápa eu te digo: você não tem paladar! Rá!
Minhas raízes (beeeeeeeeem distantes) italianas afloraram meu gosto para massas e risottos. Se essas comidas não engordassem eu seria mais feliz :D
Enfim, eu moro numa cidade do interior (hahahahaha), aqui eu não acho minhas traquitanas culinárias, então, quando saio do trabalho sempre vou me divertir no supermercado. Ai você vira e fala: "Mas mulher não gosta de shopping?", e eu te respondo: "Eu gosto é de supermercado!"
Fico passeando pelas sessões, olhando, imaginando o que posso criar com aquelas coisas, e foi num desses passeios, há uns tempos atrás, que eu encontrei o arroz próprio para risottos, não pensei duas vezes. Comprei, fiz, e viciei.
Adoro comidas que me permitem variar, você pode fazer risotto do que você quiser, seja criativo.
Vai aparecer muitas variações do prato, já aviso.

RISOTTO DE ESPINAFRE E BACON
(criação minha)

Ingredientes

2 xícaras de arroz arbóreo (ou carnaroli)
4 colheres de azeite extravirgem
1 cebola pequena beeeeem picadinha
1 dente de alho bem picadinho
1 xícara de vinho branco
1 e ½ litro de caldo de legumes (caseiro ou não)
1 colher bem cheia de manteiga ou margarina gelada
1 xícara de queijo ralado (usei meia cura)
200gr de bacon em cubinhos já fritos
½ brócolis japonês picado (usei somente os buquês)
1 punhado de castanha de caju picadas

Como fazer:
- Prepare o caldo e deixe fervendo ao lado da panela na qual você irá preparar o risoto. Se você não quiser ou não tiver tempo de preparar o caldo caseiro, dissolva um tablete de caldo de legumes em aproximadamente 1 ½ litro de água, ajuste o sal (cuidado para não salgar) e um segredinho: coloque um buquet garni* para aromatizar.
- aqueça o azeite na panela, frite o alho ligeiramente e acrescente a cebola, quando ela começar a ficar transparente, junte o arroz e refogue por mais ou menos 3 minutos.
- acrescente o vinho, prepare os braços e mexa sempre, até o álcool evaporar e o arroz ficar quase seco. Então, acrescente uma cocha do caldo. Quando esta secar, acrescente a próxima, sempre mexendo bem. Faça isso até o arroz estar cozido mais al dente*.
- após o arroz ficar pronto, crescente o bacon, o espinafre e as castanhas, mexa e desligue o fogo. Acrescente a manteiga e o queijo, mexa e bom apetite.

Buquet garni: mix de ervas frescas em forma de buquet. No meu, peguei uma folha de alho poró e coloquei manjericão fresco, pimenta de cheiro e orégano e amarrei com uma cebolinha aferventada.
Al dente: é o ponto em que o alimento está cozido, mas sem desmanchar.

22 de junho de 2011

bora começar...

Acho que quem seguia o meu outro blog, vai achar esse um tanto quanto diferente. Mas quem me conhece mesmo nem se espanta, certo? Explico: sempre amei cozinhar, e quem anda na minha casa já provou nem que seja um miojo que eu fiz. Porém, os anos foram passando e os cabelos brancos começaram a aparecer, enfim, peguei mais gosto pela coisa, e uma das minhas metas é me profissionalizar.

Chega de lenga lenga e vamos para o que interessa: CO-MI-DA!

Pra iniciar esse espaço com o pé direito, vamos com uma receita que é MEGA-HIPER-ULTRA-FÁCIL, até meu noivo que nem frita ovo dá conta: Mousse de maracujá :)
Aliás, só pra constar, eu AMO maracujá ^^

Ingredientes

1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite com o soro (ou duas caixinhas)
1 lata (ou a gosto) de suco de maracujá (natural, por favor. Faça assim: pegue a poupa e bata no liquidificador e passe por uma peneira, os pontinhos da semente são um charme tá?!)
suco de 1 limão

Modo de preparo

Bata tudo no liquidificador e leve para gelar.
Difícil né?

*Dicas de gordo: coma esse mousse com um bolo de chocolate bem molhadinho ou com um brownie :D

Beijocas!