4 de janeiro de 2018

Cuscuz de tapioca e Feliz 2018!


Feliz 2018 meus queridos! Que esse ano seja repleto de coisas boas e que eu consiga deixar mais gordices aqui pra vocês!
Essa receita é tão boa, mas tão boa que você nem acredita.
Cresci me deliciando com essa tapioca (aqui em casa cresci chamando de pudim de tapioca) que a mamãe sempre fazia, mas essa versão é ainda mais fácil, pois não vai ao fogo. Preparei-a de sobremesa para o réveillon e foi super sucesso, também pudera, é receita da Rita!
Espero que gostem dessa delícia super brasileira! <3


Cuscuz (ou pudim) de tapioca
(adaptado do livo Cozinha de Estar, da Rita Lobo)

2 e 1/2 (500g) xícaras de tapioca granulada
1 coco seco
Cerca de 1 litro de água quente
1 xícara de açúcar
1/2 colher (chá de sal)

Para servir
Leite condensado
Lascas de coco fresco

Como eu fiz?
Separe mais ou menos 1/8 do coco e faça fitas (use o descascador de legumes, fatiador ou uma faquinha afiada) e reserve.
Retire aquela pele fina do coco, corte em pedaços pequenos e coloque no liquidificador. Complete com a água quente até a marca de 1 litro. Bata tudo por uns 3 minutos e coe. Utilize um pano fino e limpo sobre a peneira para poder extrair o máximo do leite de coco.
Misture bem o leite de coco preparado com metade do 'bagaço' que sobrou do coco (o restante pode virar beijinho), o açúcar e o sal.
Vá juntando a tapioca aos poucos e misturando bem (eu usei o fouet). Deixe descansar em temperatura ambiente por meia hora, mexendo de vez em quando com uma espátula.
Disponha na forma desejada (pode ser uma de bolo inglês forrada com papel filme, mas eu usei uma decorada untada bem de leve com óleo vegetal) e leve a geladeira por pelo menos 3 horas.
Desenforme e sirva com o leite condensado e as fitas de coco.


Dica: após o descanso de meia hora, prove para ver se está tudo bem hidratado, pois há marcas de tapioca que vem com uns pedaços maiores que podem ficar duros. Se for o caso, regue mais leite de coco.
Dica²: Para descascar o coco, retire a água e leve-o ao forno quente até ele rachar. Bata com um martelo e vá retirando a casca.

Espero que vocês gostem!
Beijocas e até a próxima! :)



Nenhum comentário:

Postar um comentário