6 de março de 2017

Sorvete de Cheesecake de Amoras + Casquinha


Eu estava com uma garrafinha de creme de leite fresco aberta na geladeira, precisava usá-la. Lembrei que não tinha nenhum sorvetinho no congelador (sempre gosto de ter, para sobremesas de emergência). Decidi que faria sorvete e fui procurar uma receitinha bem gostosa, quando achei esse sorvete de cheesecake.
Ai gente, sério, não dá pra descrever o que é a cremosidade desse sorvete. E o contraste com o azedinho da amora? Suspiro só de pensar nessa delícia.
Se não tiver amoras, use morangos, ameixas... huuummmm, tanta fruta boa para substituir que já me dá vontade de prepará-lo novamente.
Já a casquinha... bom, eu queria tomar sorvete na casquinha e lembrei desse episódio lindo do programa da Raíza. Apenas façam!

Vamos lá?

Sorvete de Cheesecake de Amoras
(adaptado daqui)

Para o sorvete

150g de cream cheese
3/4 de xícara de açúcar
1 ovo
1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
3/4 xícara de leite integral
1 e 1/4 de xícara de creme de leite fresco

Raspas da casca de 1 limão taiti
1 pitada de sal

Para o mesclado de amoras
3/4 de xícara amoras (usei congeladas)
1/4 de xícara de açúcar
1 colher (sopa) de amido de milho
1/4 de xícara de água
Suco de 1/2 limão taiti bem suculento

Como fazer?
Bata o cream cheese e o açúcar na batedeira até obter uma mistura bem cremosa e homogênea, junte o ovo e a baunilha, misture bem e reserve.
Aqueça o leite até ferver, ligue a batedeira em velocidade baixa e adicione o leite quente em fio, leve a mistura ao fogo, temperatura baixa e mexendo sempre até engrossar levemente, não deixe ferver. Passe a mistura por uma peneira, junte o creme de leite e as raspas de limão. Reserve na geladeira por pelo menos 6 horas, ou faça de véspera.
Para a geleia, dissolva o amido em água, junte com o restante dos ingredientes e leve ao fogo baixo até ferver e engrossar. Enquanto mexe, vá desmanchando as amoras. Deixe esfriar e reserve na geladeira.
Prepare o creme na sorveteira conforme o fabricante. Intercale o creme gelado com a geleia de amoras e misture levemente para mesclar. Leve ao congelador para firmar completamente.


Casquinha crocante de sorvete
receita daqui - rendeu 6 unidades

3 claras
85g de açúcar
2ml de extrato de baunilha
1 pitada de sal
90g de farinha de trigo
30g de manteiga em temperatura ambiente

Como fazer?
Misture as claras e a açúcar, depois agregue o restante dos ingredientes e misture bem com o fouet até ficar homogêneo. Espalhe mais ou menos 2 colheres em um tapetinho de silicone e vá espalhando até ficar um círculo de uns 15cm de diâmetro. Não deixe a camada muito grossa. Leve para assar em forno médio até começar a dourar. Retire ainda quente e molde os cones e deixe dentro de um copo para esfriar e não perder o formato. Consuma imediatamente.

Dicas:
- Você pode fazer a casquinha em forma de cestinha também, Retire a casquinha do forno e molde sobre um potinho, pressione por cima com outro potinho maior para das a forma.
- Se a casquinha endurecer enquanto você molda, volte ao forno até que amoleça novamente.
- Eu guardei as casquinha prontas em um pote bem fechadinho, e ainda assim elas murcharam. Se não for consumir tudo de imediato, faça como eu fiz: peguei a casquinha murcha, levei ao forno para amolecer e moldei novamente, fica supimpa.
- Eu não usei o papel manteiga tradicional daqui, então sinceramente não sei se funciona. Se alguém fizer, me conte por favor. Acredito que seja mais fácil de moldar o ovo ainda com o papel e depois retirá-lo.

Espero que gostem. :)

Beijocas e até a próxima. <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário