24 de novembro de 2016

O bolo do Obama


Ou um bolinho amanteigado de buttermilk e amoras.
Dia desses, vi esse bolo no instagram da fofa da  que atiçaram minhas lombrigas. Sério, ele entrou na minha lista de receitas para fazer nas férias. Sim, eu fiz uma lista.
Acontece que essa semana, no mesmo dia que fiz os enroladinhos e os muffins (e também uma cheesecake que ainda vai pintar por aqui), bateu a doida de fazer o bolo.
Vou dizer que ficou LINDO, CHEIROSO, MARAVILHOSO, FOFINHO e VICIANTE.
Só isso.


Bolo do Obama
(um nadinha adaptado daqui)

200g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 e 1/4 de xícara de açúcar
4 ovos
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1/2 xícara de buttermilk*
2 e 2/3 de xícara de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento químico
1/2 colher (chá) de sal
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 xícara de amoras (usei congeladas) passadas na farinha. de trigo

Como fazer?
Junte a farinha, o sal, o bicarbonato e o fermento, peneire e reserve.
Bata a manteiga com o açúcar até a mistura ficar leve e clarinha. Junte os ovos, um a um, batendo bem a cada adição.
Junte o extrato de baunilha e acrescente a mistura dos secos, intercalando com o buttermilk. Bata somente até a mistura ficar uniforme.
Coloque metade da massa numa forma untada e enfarinhada, espalhe metade das amoras, coloque o restante da massa e finalize com as amoras, afundando-as de leve.
Leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média. Faça o teste do palito. O meu levou 45 minutos para ficar pronto.


*Buttermilk: coloque 1 colher (chá) de vinagre branco (ou suco de limão) numa xícara medidora, complete com leite em temperatura ambiente, mexa e deixe descansar por 10 minutos.
Pode usar frutas frescas e variá-las. Pode também misturá-las a massa, ao invés de intercalá-las na forma. Pode e deve prepará-lo agora mesmo. <3

Beijocas! :*


Um comentário:

  1. Acabou de entrar na minha lista de bolos para o fim de semana com as crianças... já tenho na lista um pão de ló de chocolate com recheio de natas. Espero que dê certo! Ops, vou aproveitar até as amoras daqui de casa, amei a dica Marcella!

    ResponderExcluir