22 de dezembro de 2014

Bolo de banana + geleia de damasco


Dia desses a empresa em que trabalho lançou um concurso de receitas. Preciso dizer o quanto fiquei empolgada? Hã?
Dai que pensei em algo beeeeeeeem gostoso, chocolotoso, gordo e lindo, mas ai quando li o regulamento... tinha que ser saudável! hahahhahahahaha
Coloquei minha ideia de gordice de lado e fiquei matutando o que poderia ser gostoso, fácil de fazer, saudável e que reaproveitasse alimento. Dai nasceu esse bolo MARA (a geleia foi inspiração da minha querida Rita Lobo)! Sério, ele atende a todos esses requisitos e mais alguns (humilde demais). Fiquei muito feliz com o resultado (e o pessoal do trabalho mais ainda) e estou bem animada. O resultado sai só mês que vem, então, todo mundo de dedinhos cruzados?
Ahhh, já se inscreveram no sorteio? Ainda dá tempo!


Bolo de Banana e aveia da Máh + geleia de damasco

Bolo
1 xícara de óleo de canola (ou outro óleo vegetal)
4 ovos
1 xícara de açúcar mascavo
4 bananas prata COM A CASCA cortada em rodelas (retire apenas as pontas e não use bananas com a casca muito machucada e/madura)
1 pitada de sal
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (sopa) de fermento químico
3 xícaras de aveia em flocos

Geleia
200g de damasco picado
1 xícara de suco de laranja fresco (espremido na hora)
1 xícara de água


Como fazer?
Misture o damasco com a água e o suco e leve ao fogo por aproximadamente 30 minutos, ou até ficar macio e o líquido estiver quase totalmente seco. Bata no liquidificador ou processador.
Enquanto a geleia está no fogo prepare o bolo:
Bata no liquidificador o óleo, ovos, banana, sal, bananas, canela e açúcar. Acrescente a aveia e bata até ficar homogêneo. Desligue e agregue o fermento com uma colher. Disponha em forma untada e enfarinhada e leve para assar em forno pré-aquecido à temperatura média por aproximadamente 40 minutos. Para saber se está pronto, insira um palito no centro do bolo, o mesmo deve sair seco e limpo.
Deixe amornar, desenforme e sirva com a geleia.

Beijocas ^^

Nenhum comentário:

Postar um comentário