29 de junho de 2014

Lombo ao molho de maracujá

Servi o lombo com tomate recheado e arroz com passas e um toque de curry ;)
Estava a procura da receita perfeita para estrear minha francesinha, pensava em algum cozido, que fosse ao forno e demorasse horas. Queria algo com cara de comida de mãe ou avó, daquelas que faz a família se reunir em torno da mesa aos domingos...
Na geladeira eu tinha um lombinho de porco e na mesma semana uma amiga havia me falado que queria preparar um lombo ao molho de maracujá ou laranja... isso atiçou minha mente gorda e então decidi a receita.
Ficou DIVINA e por isso trago ela hoje para vocês :)

Lombo ao molho de maracujá da Máh

1 lombo de porco inteiro
3 maracujás médios
1/2 xícara de açúcar
1 litro de água
1 cebola pequena
2 dentes de alho
5 folhas de sálvia (ou outra erva fresca)
Sal e pimento do reino moída na hora a gosto


Como fazer?
Tempere o lombo com sal e pimenta do reino e deixe descansar, de preferência de um dia para o outro (eu deixei por meia hora), amarre com um barbante para ficar bonitinho.
Faça um suco com a polpa dos maracujás, o açúcar e a água.
Como eu queria as sementes, fiz o suco com 2 maracujás e coei. A polpa do outro apenas misturei, preservando as sementes.
Pegue uma panela grande (que caiba o lombo inteiro) e sele (doure) o lombo de todos os lados. Acrescente 1/3 do suco, a cebola e os dentes de alho cortados ao meio e as folhas de sálvia. Tampe a panela e deixe cozinhando em fogo alto.
Conforme o líquido vai secando, vá acrescentando mais. Ao termino do suco, o lombo estava cozido e bem macio. Retirei da panela e deixei descansar. Enquanto isso, acertei o sal e o açúcar do molho ao meu gosto, retirei a cebola, o alho e a sálvia e deixei  molho engrossar. Enquanto o molho fervia, retirei o barbante do lombo, fatiei fino e devolvi ao molho.

Muito, muito, muitooooo bom :)
Será que farei essa receita um dia para meus filhos? :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário