22 de junho de 2014

Bolinha de queijo (massa básica)

Bem, eu não sou fã de futebol, mas eu gosto de gordice e aproveito que no horário dos jogos da copa eu estou em casa e preparo coisinhas gordas e gostosas para o pessoal comer enquanto assiste os jogos ;) unir o útil ao agradável, sempre.
Essa receita aprendi com uma tia há muitooooooooooos anos atrás e hoje trago aqui para vocês.


Bolinhas de queijo (massa básica para salgados fritos)
1 litro de leite
1kg de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de óleo
Tempero a gosto (tablete, tempero pronto, sal... o que preferir)
Recheio a gosto (nas bolinhas de queijo eu gosto de usar cubos de queijo minas padrão. Mussarela geralmente estoura na hora de fritar)
Leite e farinha de rosca para empanar

Como fazer?
Coloque o óleo, o leite e o tempero numa panela grande, mexa bem e acerte o sal. Quando ferver, jogue a farinha de trigo de uma vez e mexa bem até a farinha cozinha. A massa fica bem homogênea e vira uma bola que desgruda do fundo da panela. Deixe esfriar e molde os salgados, empane passando primeiro no leite e depois na farinha de rosca. Frite até dourar e escorra em papel absorvente.

Dicas:
1- Essa massa serve para qualquer salgado frito.
2- Caso vá fazer coxinha, substitua o leite pela mesma quantidade do caldo do cozimento do frango.
3- Caso vá congelar, coloque os salgados lado a lado em uma assadeira e leve ao congelador. Quando endurecer, coloque tudo num saquinho de armazenar alimentos.
4- Na hora de moldar, faça sempre salgados com massa fina e muito recheio. Só não deixe fina demais para não estourar.
5- Ao fritar os salgados, use sempre fogo moderado, principalmente se o salgado estiver congelado. Quando o óleo está frio, o salgado encharca e quando está quente demais, queima por fora e não frita por dentro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário