17 de maio de 2014

Pão doce de milho e coco


Eu super acho que todo mundo tem que praticar algo que lhe dá prazer com frequência. A famosa válvula de escape. Tem que ter, sempre.
Tem quem goste de ir ao shopping, jogar bola, videogame, ir ao salão de beleza... e eu, que gosto de cozinhar.
Então... a padeira doida baixou aqui novamente.
Essa semana estava meio tensa, sei lá, ansiosa. Queria, precisava cozinhar. E tinha que ser algo demorado, pra me envolver um tempo. Como sempre, fui amassar um pãozinho.
Ia tentar a receita do pão de batata novamente, mas quando vi uma lata de milho dando sopa, decidi: pão de milho! E tem que ser doce.
O coco resolvi incluir no meio da história e deu super certo. Delicioso pão, super aromático. Perfeito para enlouquecer os vizinhos à meia noite :)


Pão doce de milho e coco da Máh

1 lata de milho com a água
1/2 xícara de óleo
1/2 xícara de água fermente
1 ovo
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de coco seco ralado
20g (2 envelopes) de fermento biológico seco
1 pitada de sal
Farinha até dar o ponto


Como eu fiz?
Coloquei o milho e a água dele para bater no liquidificador com o óleo, até ficar bem homogêneo e cremoso. Acrescentei o açúcar, sal, o coco e a água fervente. Deixei batendo beeeem e ainda com o liquidificador ligado, juntei o ovo. A água fervente serviu para amornar a mistura.
Coloquei tudo num bowl grande, misturei o fermento e deixei descansar 5 minutos. 
Comece a acrescentar a farinha aos poucos e mexendo vigorosamente. Quando a massa estiver pesada para mexer com a colher, coloque sobre superfície enfarinhada e sove muiiiiiiiiiiiiiiiito, mais ou menos uns 10 minutos.
Vá acrescentando farinha se necessário. A massa fica úmida, mas muito macia e soltando da mão.
Deixe crescer por 2hs ou até quase triplicar de tamanho. Sove a massa novamente e modele como desejar. Fiz bolinhas e uma trança, que coloquei na forma de bolo inglês (pão de forma).
Deixe crescer novamente até dobrar de tamanho, se desejar, pincele (eu fiquei com preguiça) e leve para assar em forno médio até dourar.

Muitoooo bom :)



Nenhum comentário:

Postar um comentário