22 de abril de 2014

Muitos pães e a síndrome da padeira doida

Quem acompanha meu Instagram vê diariamente as minhas peripécias culinárias.
Tem dias que eu quero ficar cozinhando e cozinhando e cozinhando. E tem dias que tenho preguiça até de pegar o telefone e pedir comida. Normal. Todo mundo tem preguiça um dia.
Mas tem dias que me bate um siricutico e eu fico pilhada e vou preparando o que tiver na frente. Não como praticamente nada, é só uma larica para cozinhar mesmo... vai entender...
No feriadão fui almoçar (fazer almoço hehehe) alguns dias na casa dos meus pais, e enquanto eu preparava o almoço, já adiantava o lanche. Preparei pão de abóbora e testei um pão de batata.

Pão de abóbora (esquerda) e de batata (direita) crescendo.

O pão de abóbora é clássico aqui e ficou muito, muito, muito bom! O de batata só não ficou melhor porque ficou feeeeio que só, mas delícia também! Farei novamente e ai sim postarei a receita!

Fornada linda de pães de abóbora!
Pão de abóbora após ganhar um banho de calda de açúcar e coco ralado
Pão de batata feioso, que virou um sanduíche para o jantar do maridinho :)

Mas a receita de hoje foi uma doideira que me deu ontem. Queria, precisava fazer pão novamente. Eu amo preparam pão, é um processo demorado, me faz relaxar, pensar, realmente pra mim, é uma terapia.
Daí que no fim da tarde, vi uma batata doce dando sopa e tcharam, virou pão. Mas não um pão qualquer, um pão delicioso, fofinho e que perfumou a casa toda, tarde da noite.
Vizinhos, sorry! ;)


Pão de batata doce delícia da Máh

Prontinhos, lindos e fofinhos
1 batata doce grande e cozida
1 xícara de leite
1/2 xícara de óleo
1 ovo
10g de fermento biológico seco (1 envelope)
1/4 xícara de açúcar
1 colher (sopa) de sal
Farinha até dar o ponto (mais ou menos 1kg)

Para acompanhar, pastinha de gorgonzola (só o queijo amassadinho), geleia caseira de damasco e manteiga da boa

Como eu fiz?
Cozinhei a batata e ainda quente, bati no liquidificador com o leite gelado, o óleo, sal e açúcar e quando a mistura estava morna, acrescentei o ovo e bati. Se a batata for muito grande e estiver com dificuldade de bater, acrescente mais um tico de leite. Ela fica bem grossinha mesmo.
Coloque a mistura num bowl grande e acrescente o fermento.
IMPORTANTE: a mistura deve estar morna, quase fria. Se estiver quente, 'mata' o fermento.
Vá colocando a farinha aos poucos e mexendo vigorosamente com uma colher de pau, quando estiver formando uma bola, coloque em superfície enfarinhada e sove bastante, acrescentando farinha até desgrudar das mãos. Vá colocando a farinha aos poucos e não coloque demais. A massa é muito macia, desgruda das mãos, mas ainda fica úmida.

Pão de batata doce crescidinho
Cubra a massa com um pano molhado e bem torcido e deixe em lugar aquecido, ou pelo menos sem corrente de ar, por 1h ou 2h, dependendo da temperatura do dia. Eu deixo dentro do forno desligado.
Quando ela dobrar de tamanho, sove a massa novamente, modele como desejar e disponha nas assadeiras, cubra novamente e deixe crescer até dobrar de tamanho novamente (eu deixo dentro do forno, ligo ele por uns 5 segundos e desligo. Fico fazendo isso a cada 10 minutos até ele crescer bem).
Leve para assar em forno moderado até dourar.

Pão muito, muito, muito fofinho :)
Sobrou massa e eu fiz uns Cinnamons rolls muito ordinários, mas delícias!
A receita do Cinnamon rolls bem lindão está aqui :)
Queridos, até a próxima ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário