25 de fevereiro de 2014

Um risotto + um bolo para aquecerem o coração

Eu sei, tô atrasada!
Mas gente, tem acontecido tantas coisas que eu tive que dar uma freada!
Mas cá estou eu, e com duuuuuuuas receitas em um só post ;) mereço até um perdãozinho, né?
Semana passada estava meio pra baixo, sem vontade até de cozinhar O.O
Mas daí pensei, refleti, meditei... o que me deixa realmente pra cima, feliz, relaxada e em paz é estar na cozinha. E foi pra lá que eu fui...
Saí de lá com essas duas receitas que apesar de não curar a tristeza, reconfortam...

Vamos lá?

Risotto de uvas e castanha do Pará da Máh
(rendeu 4 porções como acompanhamento)


1 xícara de arroz arbóreo (ou carnaroli)
4 colheres de azeite extravirgem
1 cebola pequena beeeeem picadinha
1 dente de alho bem picadinho (sim, eu uso alho no risotto e ninguém vai me prender por isso)
1/2 xícara de vinho branco
1 litro (ou mais, se necessário) de caldo de legumes (caseiro ou não)
1 colher bem cheia de manteiga ou margarina gelada
1/2 xícara de queijo parmesão ralado na hora
1/2 xícara de castanha do pará picadas (na próxima vou usar gorgonzola... também ficará divino)
1 xícara de uvas cortadas ao meio e sem sementes 


Como fazer?
- Prepare o caldo e deixe fervendo ao lado da panela na qual você irá preparar o risoto. Se você não quiser ou não tiver tempo de preparar o caldo caseiro, dissolva um tablete de caldo de legumes em aproximadamente 1 litro de água, ajuste o sal (cuidado para não salgar).
Aqueça o azeite na panela, frite o alho ligeiramente e acrescente a cebola, quando ela começar a ficar transparente, junte o arroz e refogue por mais ou menos 3 minutos.
Acrescente o vinho, prepare os braços e mexa sempre, até o álcool evaporar e o arroz ficar quase seco. Então, acrescente uma cocha do caldo. Quando esta secar, acrescente a próxima, sempre mexendo bem. Faça isso até o arroz estar cozido mais al dente*.
Após o arroz ficar pronto, crescente as uvas e as castanhas, mexa e desligue o fogo.

Acrescente a manteiga e o queijo, mexa e bom apetite.

Al dente: é o ponto em que o alimento está cozido, mas sem desmanchar.


Esse risotto ficou tão bom, mas tão bom que já quero novamente.


Bolo de milho da Máh
(esse virou o oficial daqui de casa)



1 lata de milho escorrida
1 xícara de leite
1/2 xícara de óleo
3 ovos
1 xícara de fubá
1 xícara de açúcar
150g de queijo (usei branco, fresco. Mas pode ser o curado, só tome cuidado para não ser muiiito salgado)
1 colher (sopa) de fermento químico


Como fazer? Muitoooo difícil!!!



Bata tudo no liquidificador, sempre deixando o fermento para o final.
Asse em forno médio pré-aquecido (forma untada e enfarinhada) até dourar e, ao fazer o teste do palito ele saia limpo.

Ficou incrível :)

Beijocas :*
Um copinho feliz para alegrar vocês :)






Nenhum comentário:

Postar um comentário