24 de maio de 2012

Cinnamon rolls para relaxar :)



Pense num pão fofo... pensou?
 
Quando estou estressada, cansada ou até mesmo desanimada, corro pra cozinha e faço pão :)
Mas ai não faço na batedeira, é na mão mesmo! Relaaaaaaaxo horrores sovando o pão, realmente é uma terapia!
Assim como há mulheres que relaxam fazendo compras ou indo ao salão, pra mim, a coisa só entra no eixo quando cozinho!
Havia dias que eu queria fazer um pãozinho, e hoje a TPM me empurrou pra cozinha!
Não segui receitas, fui com o que eu aprendi até hoje e vou dizer: virou receita oficial!
Delicioso, fofinho e perfumado! Acompanhou um chá e fechou essa noite fria com chave de ouro ;)




Antes de irem se bronzear no forno :)
 
Cinnamon rolls com castanha da Máh :)

Massa:
10g de fermento biológico instantâneo seco
1/2 xícara de açúcar
1 xícara de leite morno
1/3 xícara de óleo
1 pitada de sal
1 ovo
Farinha de trigo até dar o ponto

Recheio:
1/2 xícara de manteiga em temperatura ambiente
1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de castanha do Brasil picadinhas
1 colher (sopa) canela



Como fiz? (as massas que não possuem um modo de preparo específico, eu só faço assim)

Coloque o fermento, o açúcar e o leite morno em um bowl, misture e deixe descansar por 10 minutos. (Se não espumar é porque o fermento não está bom)
Acrescente o ovo, sal e o óleo e misture, acrescente 1/2 xícara de farinha e mexa vigorososamente até ficar lisinha.
Acrescente mais 1/2 xícara e continue mexendo vigorosamente, sempre deixando liso.
Sobre uma bancada, coloque mais ou menos 1 xícara de farinha, abra uma cavidade no centro e disponha a massa, sove bastante e vá acrescentando farinha, sempre aos poucos, até a massa desgrudar da mão!
Sove, sove, soooooooove, desestresse, relaxe, cante e dance!
Coloque a massa linda, lisa e fofa em uma bacia levemente untada com óleo, cubra com papel filme e deixe descansar por 1h.
Dividi a massa em duas, abri com as mãos mesmo sobre uma bancada, formei um retângulo grande, a massa fica numa espessura um pouco mais fina que um dedo.
Misture todos os ingredientes do recheio até formar uma pasta, passe na massa aberta, enrole como um rocambole e corte em pedaços mais ou menos da altura da forma que você vai usar.
Coloque os rocamboles em pé na forma, deixando um bom espaço entre eles.
Repita o procedimento com o restante da massa, cubra com um pano e deixe descansar por mais 1h em local morno ou que pelo menos não pegue vento (eu deixo dentro do forno desligado).
Aqueça o forno, leve para assar, enlouqueça com o cheirinho, mas não esqueça de tirar do forno quando estiver douradinho :)
Assei em forno baixo (não me pergunte a temperatura).

Ai ai... que delícia de pãozinho :)



Nenhum comentário:

Postar um comentário