29 de março de 2012

Quem quer pão?


Dias e dias sem cozinhar, já estava dando crise de abstinência :O
Ai ontem resolvi: quero comer fazer pão. E lá fui eu!
Eu aaaamo sovar pão, pra mim é terpia, mas confesso que em dias de preguiça, nada como fazer pão na batedeira, com o gancho para massas pesadas! Eu ♥ minha batedeira!

Pão
(adaptei essa receita da Ana, segue minha versão)

Ingredientes

1 xícara de leite morno, lembre-se que leite quente "mata" o fermento
1 sachê (10g) de fermento biológico seco
1 colher (sopa) açúcar
3 e 2/3 xícara farinha de trigo
1/2 colher (chá) sal
1 ovo
3 colheres (sopa) manteiga derretida

Como fiz?

Coloquei o fermento, o açúcar e o leite na bacia da batedeira e deixei por 10 minutos.
Acrescentei a manteiga, ovo, farinha e sal e deixei a batedeira trabalhar durante uns 10 minutos, primeiro em velocidade baixa e depois aumentei. (Se for fazer na mão, sove normalmente, por mais ou menos 10 minutos).
Importante, a massa não desgruda totalmente da mão, não coloque mais farinha.
Deixei a massa descansar, em local morno, coberto por um pano úmido, por 2h.
Após esse tempo, sovei novamente, modelei, passei no fubá só pra fazer graça e coloquei na forma de bolo inglês (pão de forma).
Deixei crescer por 1h e levei pra assar em forno pré aquecido. Não me pergunte por quanto tempo.
Tente comer o pão depois de frio :D

*segredinho pra saber se o pão está bom: Tire o pão da forma e bata no fundo dele, se fizer som de oco, está assado ;)

Vamos fazer pão?

2 comentários:

  1. querida, entrei no seu blog hoje pela primeira vez, gostei muito do seu texto, leve, generoso, detalhista. Mas tem umas informações básicas que você não coloca e isso impossibilita a feitura dos quitutes. Por ex, quando vc escreve: Não me pergunte por quanto tempo (sugiro colocar - mais ou menos 30 minutos a 180 graus, cheque se está pronto de tal forma etc.). Como está, não me encorajo a fazer e adorei as receitas de pão :( Aguardo ansiosamente, tá? beijos :)

    ResponderExcluir
  2. Oi Martinica, tudo bem?
    Obrigada pelo carinho e pelo toque!
    Eu não costumo colocar porque cada forno é um forno e varia muito... mas como você pediu, vou começar a colocar!
    Eu sempre asso e, temperatura de média a baixa, depois aumento para dourar.
    Se estiver bem douradinho embaixo e se você bater o nó do dedo no fundo do pão ele sair um som oco, tá no ponto!
    Beijoca!

    ResponderExcluir